Benguela: Administrador quer mais envolvimento na recolha do lixo

Recolha de lixo (Foto: Angop)

Ganda – O administrador municipal da Ganda, província de Benguela, António Kapewa Kalianguila, encorajou nesta terça-feira o envolvimento dos munícipes na recolha de lixo, através de campanhas de limpeza junto das suas residências e arredores.

Recolha de lixo (Foto: Angop)
Recolha de lixo (Foto: Angop)

Ao falar num encontro com moradores e autoridades tradicionais, referiu que o envolvimento dos munícipes é importante, por serem os produtores do lixo.

Explicou que esta acção visa evitar a sua progressão que é prejudicial à saúde.

Para si é necessário repensar a forma de estar, viver e organizar as comunidades, passando deste modo pela criação de mecanismo que possa permitir estancar o lixo para sempre.

Exemplificou a organização de limpezas comunitárias aos fins-de-semana, para ajudar a administração municipal na remoção de resíduos sólidos.

“O regime dos contentores até aqui não funcionou bem, dada a ausência de tractores e o lixo avolumou-se em locais de depósito”, disse o administrador.

Sugeriu a criação de um modelo que permite manter sempre a cidade e suas periferias limpas e dar mais dignidade à cidade e sua população.

Reconheceu que a recolha do lixo é uma das responsabilidades da sua administração e o seu alastramento pode causar consequências para a saúde humana.

Afirmou que a sua instituição dispõe apenas de quatro tractores e um camião basculante para prestação dos serviços do saneamento básico do meio.

“Há falta de quadros para o efeito, devido a redução gradual do pessoal não qualificado, dada a insuficiência de recursos financeiros e meios para a recolha do lixo”, disse.

Frisou que têm apenas 20 varredores, número considerado insuficiente para a cobertura de uma cidade extensa como a Ganda.

Defendeu, por outro lado, que as comissões de moradores criadas devem organizar-se e abrir contas bancárias por condomínio através dos seus fundos/mensais. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA