Aumento do custo de vida já está acima dos 10%

(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)

O custo de vida na província de Luanda aumentou 10,4% em Julho de 2015, face ao mesmo mês do ano passado, voltando a escrever-se com dois dígitos, o que não acontecia desde há três anos, de acordo com o Índice de Preços no Consumidor (IPC) do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A chamada taxa de inflação homóloga, que compara os preços do mês de um determinado ano com o mesmo mês do ano anterior, fixou-se em um dígito em Agosto de 2012, pela primeira vez desde que há registos, atingiu um mínimo de 6,9% em Junho de 2014 e desde aí não parou de aumentar “furando” todas a metas que o Executivo estabeleceu para este ano.

O Orçamento Geral do Estado (OGE) inicial para 2015 previa um ritmo anual de crescimento dos preços de 7%. O OGE revisto elevou a meta para os 9%. Falando recentemente a dirigentes do comité de especialidade dos bancários do MPLA, o governador do BNA, José Pedro Morais Jr., revelou que “o objectivo revisto da [taxa de inflação na] programação macroeconómica é de 10,4% em Dezembro de 2015”. (expansao.ao)

Por: Carlos Rosado de Carvalho

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA