Após ‘bronca’ com cartazes, Costa vai buscar ‘jovem turco’

Duarte Cordeiro (D.R)

Polémica com cartazes levou Ascenso Simões a apresentar a sua demissão do cargo de diretor da campanha de António Costa para as eleições legislativas.

Duarte Cordeiro (D.R)
Duarte Cordeiro (D.R)

O líder do PS viu a sua candidatura às legislativas agendadas para 4 de agosto sofrer alguns percalços devido a polémicas com origem nos outdoors que foram espalhados um pouco por todo o país.

Em causa está o facto de terem sido usadas as imagens de pessoas que não deram autorização para tal, sendo que as histórias que lhes eram imputadas também não correspondiam à verdade.

No domingo de manhã, Ascenso Simões apresentou a sua demissão e logo de seguida o PS anunciou que Duarte Cordeiro iria assumir as funções do diretor demissionário.

Mas quem é o novo diretor da campanha de António Costa? De acordo com o Jornal de Notícias, Duarte Cordeiro pertence a um grupo a que os socialistas apelidam de ‘jovens turcos’. Deste grupo fazem ainda parte Ana Catarina Mendes, João Galamba, Marcos Perestrello, Pedro Delgado Alves e Pedro Nuno Santos.

Mas a que se deve esta alcunha? Segundo o JN, deve-se ao facto de estes socialistas terem posições rebeldes dentro do partido, tendo, inclusive, votado ao lado do Bloco de Esquerda quando, em 2013, foi defendida a renegociação da dívida portuguesa.

Duarte Cordeiro é atualmente o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa com os pelouros da Higiene Urbana/Estruturas e Mobilidade de Proximidade. Agora que assumiu a direção da candidatura de António Costa será Fernando Medina, o presidente da autarquia lisboeta, a assumir estas responsabilidades.

De acordo com o Diário de Notícias, este cargo não é uma novidade para Duarte Cordeiro que, em 2011, dirigiu a campanha de Manuel Alegre às presidenciais. Posição semelhante teve o ano passado ao integrar a equipa que dirigiu a candidatura de António Costa e que culminou com a vitória do ex-autarca sobre o então líder do PS, António José Seguro. Antes, entre 2008 e 2010, Duarte Cordeiro havia sido presidente da Juventude Socialista.

O agora diretor da campanha de Costa é então um membro próximo do líder ‘rosa’, tendo, no início deste ano, defendido que o PS deve fazer convergências à Esquerda mesmo que alcance a maioria absoluta nas legislativas do próximo mês de outubro. (noticiasaominuto.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA