APAE Santos promove evento pela inclusão social

O evento acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 18h no Teatro Guarany e é aberto ao público (Foto: Matheus Tagé/DL)
O evento acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 18h no Teatro Guarany e é aberto ao público (Foto: Matheus Tagé/DL)
O evento acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 18h no Teatro Guarany e é aberto ao público (Foto: Matheus Tagé/DL)

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada entre os dias 21 e 28 de Agosto. Para promover a discussão do tema, as APAEs promovem, anualmente, uma semana com atividades especiais.

Este ano, a entidade adotou o tema “Inclusão se conquista com autonomia”, que será o assunto principal da programação em comemoração à semana. Em Santos, APAE da Cidade promove um encontro, no dia 21 de Agosto, que contará com palestras de especialistas, depoimentos de familiares e apresentações de alunos.

“Este evento é importante para trabalharmos a acessibilidade e a inclusão para que estas se estabeleçam na mentalidade dos governantes e da sociedade. Nosso país abriga 24,5 milhões de pessoas com deficiência. Por isso, esses cidadãos precisam ser acolhidos e respeitados como todos os demais, tendo seus direitos verdadeiramente reconhecidos e seus deveres fielmente cumpridos”, comenta a diretora da APAE Santos, Salete Campos.

O evento acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 18h no Teatro Guarany e é aberto ao público. Os participantes poderão preencher um formulário para receber um certificado de participação por e-mail.

“Os temas das palestras, bem como seus palestrantes, foram escolhidos de acordo com o tema sugerido pela Federação das Apaes. O evento dará a oportunidade a pessoa com deficiência intelectual, aos seus familiares, aos profissionais da área de educação e saúde, aos interessados e comunidade em geral vivenciarem momentos de reflexão profunda sobre os direitos e os deveres desses cidadãos, valorizando a diversidade e promovendo a dignificação da vida de tantos”, finaliza.

Programação

Manhã

9h: Credenciamento e Abertura

9h15: Apresentação do Coral de Libras da U.M.E. Edméa Ladevig (Regência: Coordenadora Rosemary Angélica de Assis, Professora Intérprete de Libras Flávia Felippe Joaquim e o Professor Mediador de Inclusão Paulo César de Oliveira)
9h30: A importância da participação da família na aprendizagem e no desenvolvimento da Pessoa com Deficiência. (Psicóloga Bruna Alexandrino Leoneli)

10h: Inclusão com dignidade: qual educação inclusiva queremos e qual temos? (Prof. De Artes da Rede Municipal de Santos Denise Diegues)

10h30: Depoimento de mães (Iraildes Maria de Jesus, Emiliene Júlia de Sousa, Fabiana Castro da Cruz e Nilsen Lopes Lascane)

11h: A inclusão através do esporte. (Prof. Capi e Mestre Cícero)

11h30: Apresentação de tênis (Prof. Capi) e capoeira (Mestre Cícero)

Tarde

14h: Apoio social nos processos de vida da Pessoa com Deficiência. (Assistente Social Rita de Cássia Matos Henriques)

14h30: Estimulação Precoce: Aprendizagem e desenvolvimento da criança de 0 a 4 anos. (Psicóloga Elaine Passos de A. N. Chaves)

15h: Reabilitação neurofuncional da Pessoa com Deficiência: Um olhar Multiprofissional. (Terapeuta Ocupacional Roberta Almeida Giacomaz e Andréa Rodrigues Diegues dos Santos)

15h30: Acessibilidade e funcionalidade. (Terapeuta Ocupacional Kênnia de Abreu Bernardes)

16h: Comunicação alternativa aplicada à Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. (Coordenadora Jéssica de Souza Parente e Fonoaudióloga Thatiany Carvalho Franco Mesquita)

16h30: Apresentação de Teatro (Prof. Edson de Almeida)

16h45: Música (Prof. Luciana de Oliveira dos Anjos)
(diariodolitoral.com.br)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA