Angola define primeiro lugar do grupo B

TUNÍSIA - JOGO DA SELECÇÃO DE ANGOLA COM MOÇAMBIQUE (Foto: Clemente Dos Santos)

Radés – As selecções nacionais de basquetebol de Angola e do Senegal definem, esta noite (21:00), o primeiro lugar do grupo B do Afrobasket2015, a decorrer na Tunísia, num teste de candidatos ao título da 28ª edição da prova.

TUNÍSIA - JOGO DA SELECÇÃO DE ANGOLA COM MOÇAMBIQUE (Foto: Clemente Dos Santos)
TUNÍSIA – JOGO DA SELECÇÃO DE ANGOLA COM MOÇAMBIQUE (Foto: Clemente Dos Santos)

A encerrar, de forma geral, a fase de grupos e, além da liderança na série, define os seus cruzamentos nos oitavos-de-final, onde devem defrontar o terceiro do grupo A (República Centro-Africana) e o quarto (Uganda).

Iniciado coincidente no norte de África (Egipto), no longínquo ano de 1983 com vitória de Angola (68-61), o desafio entre duas das melhores selecções presentes em Tunis é sempre tido de capital importância e obriga os intervenientes a grandes esforços, embora este não atrapalhará em nada os seus objectivos, visto seguirem todos à outra fase.

O pouco peso histórico e, sobretudo, fraca qualidade técnica apresentada pelos eventuais adversários (RCA e Uganda) deixa-os mais relaxados e quase os coloca nos quartos-de-final.

Apesar deste cenário, a selecção nacional, cujas exibições estiveram aquém do esperado, certamente quer demonstrar mudança de atitude e indiciar de que o mau início de prova é algo superável.

De acordo com os seus mais recentes comentários, na noite deste domingo, Moncho Lopez e comandados deverão pautar por um jogo mais colectivo e dinâmico, em que os atletas tenham grande capacidade de mutação defensiva para superar um adversário fisicamente superior.

Neste capítulo, os postes Eduardo Mingas, Yanick Moreira e Felizardo Ambrósio são responsáveis pelo que poderá ser o desempenho na “luta” de tabelas dos senegaleses Gorgui Dieng, Maleye Ndoye, Pape Badji e Antoine Mendy, enquanto Armando, Carlos Morais, Ndoniema e Fortes encarregar-se-ão do resto, devendo contar ainda a ajuda de Reggie Moore, Leonel Paulo para chegar à 11ª vitória em sobre o Senegal.

Em 13 jogos entre si, os hendeca-campeões africanos perderam três, sendo o mais recente (77-82) no torneio internacional de Santander, no Reino de Espanha, na preparação para o Afrobasket2015. No campeonato africano em que se defrontaram na cidade de Antananarivo, em 2011, no Madagáscar, Angola perdeu por 78-85.

A anteceder este jogo, defrontam-se para o grupo D Zimbabwe-Cabo Verde e Argélia-Cote d’Ivoire, enquanto para o grupo B jogam Marrocos-Moçambique. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA