Angola alberga XVII conferência anual das Comissões Eleitorais da SADC

Júlia Ferreira - Porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (Foto: Alberto Julião)
Júlia Ferreira - Porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (Foto: Alberto Julião)
Júlia Ferreira – Porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (Foto: Alberto Julião)

A XVII conferência anual do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC vai decorrer em Luanda, de 17 a 19 de Agosto, sob o lema “tecnologias de informação e gestão de eleições”.

Esta informação foi prestada hoje, sexta-feira, pela porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral, Júlia Ferreira, para quem o certame terá representantes dos 15 países membros da organização e contará com a intervenção do Presidente da Assembleia Nacional.

De acordo com a responsável, Angola alberga este encontro na qualidade de vice-presidente da organização, tendo, para o efeito, levado a cabo todos os preparativos para a materialização do mesmo.

A conferência terá a duração de três dias, sendo o primeiro inteiramente dedicado a abordagem das tecnologias de informação e a gestão eleitoral, sob prelecção de especialistas angolanos e estrangeiros.

Júlia Ferreira realçou que o objectivo da temática é a partilha de informações, uma vez que os processos eleitorais, em cada país, tem as suas especificidades. “Cada um vai partilhar como funcionam as tecnologias de informação no seu estado”.

Esta partilha, explicou, fará com que todos tenham uma apreciação da realidade de cada país, com o fito de capacitar os participantes ao fórum.

Questionada sobre os processos eleitorais nos países da SADC, a interlocutora considerou que os mesmos tem decorrido de acordo com as especificidades de cada estado, respeitando os pressupostos democráticos.

Durante a conferência geral anual do Fórum das Comissões Eleitorais da SADC serão realizadas várias reuniões, que vão produzir conclusões e recomendações. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA