Android Vs. iOS

(telemoveis.com)
(telemoveis.com)
(telemoveis.com)

Que vantagens e desvantagens existem entre ambos? Vale a pena um em detrimento do outro?

Um dos principais dilemas no seio dos consumidores de telecomunicações, passa claramente pela escolha entre os dois mais famosos sistemas operativos da actualidade: Android e iOS.

Qual escolher e porquê? Que vantagens/desvantagens existem de ambas as partes? Hoje analisamos esta questão, oferecendo algumas – úteis, esperemos – informações acerca de ambos os sistemas operativos, de forma a elucidar o utilizador que esteja numa situação de dúvida relativamente a qual equipamento móvel adquirir.
Android

O sistema operativo móvel da Google foi das primeiras interfaces fiáveis e com vários dos recursos apresentados por smartphones que conhecemos hoje a surgir na esfera mobile. Sendo este um sistema operativo relativamente pesado, os equipamentos móveis nos quais o mesmo é corrido têm por norma especificações tipicamente mais elevadas , comparativamente ao famoso iPhone ou iPad.

Em termos de funcionalidades o Android está no topo da montanha, indo actualmente na sua quinta versão (“Android Lollipop”) e apresentando uma multitude de recursos e características que facilmente conseguem equiparar um bom smartphone às funcionalidades de um computador comum, oferecendo praticamente todas as ferramentas básicas presentes em qualquer portátil, à parte das óbvias diferenças (tamanho do ecrã, rapidez na execução de tarefas, etc).

Apesar de ter passado por uma fase menos boa onde o sistema operativo viu algumas das suas versões serem bastante aclamadas pela crítica devido à presença de bugs, o Android actualmente é uma interface com muito menos erros e mais estável, apresentando uma excelente capacidade na execução de tarefas e disponibilização de recursos.
Para além de todas as opções e características do sistema em si, outro – talvez o maior – grande ponto a favor do Android passa pela sua adaptabilidade. Virtualmente qualquer equipamento independentemente da marca ou gama consegue correr Android, tornando-se num sistema facilmente universalizável e, por consequência e com o passar do tempo bastante familiar.

Prós

– Adaptabilidade.

– Recursos.

– Familiaridade.

– Personalização (sendo um sistema open source, praticamente tudo na interface é mutável).
– Variedade de preço (o utilizador tanto pode optar por um equipamento de baixa ou alta gama, que o sistema mantem-se o mesmo).

Contras

– Pouco intuitivo para alguns.

– Maior probabilidade de presença de bugs.

– Mais possibilidades de ser infectado com vírus (devido ao facto de ser o sistema mais utilizado mundialmente, torna-se também num alvo facilmente apetecível).

(telemoveis.com)
(telemoveis.com)

iOS

Conhecido por integrar os populares equipamentos da conhecida gigante norte-americana Apple, o iOS constitui a par do Android, o sistema operativo móvel mais amplamente utilizado em termos globais pelos consumidores.

A nível de funcionalidades e interface de utilizador, a palavra que provavelmente melhor define este sistema é “simplicidade”, em tudo. Não apenas na aparência de apenas um ecrã principal onde se centram todas as aplicações, mas também na própria utilização do sistema que apenas faz uso de um simples botão físico que, à medida que o utilizador vai fazendo uso, rapidamente se apercebe que o mesmo serve para praticamente tudo o que pretenda executar. É desta forma um sistema funcionalmente bastante eclético, tornando-se facilmente intuitivo para qualquer faixa etária em que o utilizador se apresente.

Para além da simplicidade o sistema corre com bastante fluidez, mesmo em edições de produtos mais antigas. A título de exemplo, o iOS 9 (produzido no presente ano) é passível de ser instalado num iPhone 4S, cuja data de entrada no mercado foi há cerca de quatro anos.
Deste modo, de certa forma também podemos sugerir a adaptabilidade como uma das vantagens do iOS. Outra vantagem é o facto de ser um sistema bastante leve (comparativamente ao Android), não descartando contudo a enorme quantidade de recursos que apresenta. Mas como em tudo, a qualidade tem um preço…

Prós

– Intuitividade.

– Simplicidade na interface (tudo centrado em apenas um ecrã, com apenas um botão físico para executar grande parte das tarefas mais importantes).
– Fácil adaptação.

Contras

– Sistema fechado (por exemplo, apenas se podem transferir ficheiros via bluetooth entre equipamentos com iOS).

– Pouco personalizável.

– Apenas diponível em equipamentos Apple.

– Por consequência do ponto anterior, o preço é sempre elevado. (telemoveis.com)

por João Fonseca

(telemoveis.com)
(telemoveis.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA