Alegre assume apoio a Maria de Belém. Candidatura da ex-ministra cresce na esquerda do PS

(D.R)
(D.R)
(D.R)

Candidatura oficializada ontem ganha apoios, incluindo o de Manuel Alegre, que num artigo exclusivo do DN explica porque está ao lado da ex-ministra. Costa diz que está focado “nas legislativas”.

Maria de Belém Roseira conquistou um apoio de peso no PS: o histórico socialista Manuel Alegre decidiu romper o silêncio, confirmando, com um artigo no DN, que estará com a ex-ministra da Saúde na sua candidatura.

Ontem, com uma nota enviada à Lusa, Maria de Belém confirmou a “intenção” de ser candidata à Presidência da República, esclarecendo já ter avisado António Costa. “A prioridade para o PS, neste momento, são as eleições legislativas, como sempre afirmei. No entanto, para evitar especulações e pelo respeito que me merecem as muitas pessoas que me têm manifestado o seu apoio, entendi dever divulgar a minha decisão. Apresentarei publicamente a minha candidatura após as legislativas de 4 de outubro”, escreveu a ex-ministra – numa declaração divulgada enquanto Costa era entrevistado na SIC Notícias.

O secretário-geral do PS não fugiu um milímetro ao guião, salientando que “no momento próprio” se pronunciará sobre qualquer apoio. No entanto, confirmou que Maria de Belém o tinha avisado, mas reproduziu a resposta que terá dado: “Ela sabe qual é o calendário do PS e que só a seguir às legislativas tomaremos uma posição.”

Questionado sobre se não valeria a pena resolver já esse dossiê, Costa explicou que prefere conhecer o “universo de candidatos”. “Se tivéssemos tomado a decisão há dois meses, não teríamos contabilizado Maria de Belém”, reforçou.

Quanto à ex-ministra, não tendo surpreendido pelo avanço, surpreendeu pelo timing. Isto porque, segundo apurou o DN, sentiu que o partido se começava a inclinar para Sampaio da Nóvoa perante a inexistência de uma candidatura oficial. E, face a essa pressão – exercida também pelos seus apoiantes exteriores ao PS -, movimentou-se. (dn.pt)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA