Afrobasket2015: Campeão entra em cena ante Moçambique

Selecção Angolana Masculina de Baquetebol (Foto: Angop)

Tunis – A selecção nacional de basquetebol sénior masculino procura alcançar, esta tarde, a oitava vitória diante de Moçambique, quando iniciar a defesa do troféu continental, na localidade tunisina de Radès, a nove quilómetros do centro da capital, Tunis, palco do Afrobasket2015.

Selecção Angolana Masculina de Baquetebol (Foto: Angop)
Selecção Angolana Masculina de Baquetebol (Foto: Angop)

Com início marcado para às 16 horas locais, mesma hora em Angola, o segundo encontro do grupo B da prova, aberta quarta-feira, opõe o líder do ranking africano (16º no quadro mundial) ao 13º (66 mundo), o jogo vai servir também para testar os níveis motivacionais e preparação física dos hendaca-campeões nesta 28ª edição do torneio, cujo objectivo é a revalidação.

Angolanos e moçambicanos, dois dos três falantes da língua portuguesa em prova, reeditam os oitavos de final do campeonato anterior em Abidjan, na Cote d’Ivoire, em que o cinco nacional não teve problemas para suplantar o oponente por expressivos 18 pontos de diferença (91-73).

O histórico destas formações dá claro favoritismo aos detentores do título, que perseguem a 12ª taça continental e consequente a qualificação aos Jogos Olímpicos de 2016, no Brasil.

Em 1981 teve início o duelo entre ambas formações, na 11ª edição do Afrobasket, na Somália, com os angolanos a vencerem o jogo por falta de comparência.

Em sete partidas, os campeões em título obtiveram somente vitórias diante desta formação que tende em Radés melhorar o 11º posto do Afrobasket anterior.

Os mais recentes desafios aconteceram em 2009, na Líbia (93-50), 2011, no Madagáscar (82-71) e em 2013, na Cote d’Ivoire (91-73).

O grupo B encerra o segundo dia de actividades do Afrobasket2015 com o jogo Senegal – Marrocos, devendo se defrontarem antes as formações da Cote d’Ivoire – Cabo Verde (13:30) e Argélia – Zâmbia, às 18:30, para a série D. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA