Zaire ganha mais de 600 salas de aulas em três anos

ESCOLA DO II CICLO DO NTUKU, MBANZA CONGO (Foto: Angop)

Mbanza Congo- Seiscentas e sessenta salas de aulas do primeiro nível ao II ciclo do ensino secundário foram construídas, nos últimos três anos, pelo governo provincial do Zaire, informou hoje, quarta-feira, em Mbanza Congo, o director da Educação, Domingos Nkita Margarida.

ESCOLA DO II CICLO DO NTUKU, MBANZA CONGO (Foto: Angop)
ESCOLA DO II CICLO DO NTUKU, MBANZA CONGO (Foto: Angop)

Em declarações à Angop no qual fez uma abordagem sobre os 40 anos da independência nacional a assinalar-se a 11 de Novembro, o responsável explicou que nos últimos três anos houve um aumento de 1.464 para 2.124 salas, representando um crescimento na ordem de 145 por cento.

De acordo com o responsável, o número está reflectido em 299 escolas do ensino não universitário, das quais 236 do ensino primário, 47 do I ciclo do ensino secundário, nove do II ciclo do ensino secundário, três do ensino técnico profissional, igual número de formação de professores e uma escola do ensino especial.

“A rede escolar da província conta actualmente com 2.124 salas de aulas contra as 198 salas existentes em 2002. É um esforço muito grande do governo direccionado a edificação de mais infra-estruturas escolares em todos os municípios da província”, enfatizou.

Para o presente ano lectivo, o director provincial da educação disse terem sido matriculados, no sistema normal de ensino, 158.881 alunos do I nível ao II ciclo do ensino secundário.

Para garantir o funcionamento do sistema, a instituição conta com um corpo docente composto por 3 mil e 449 professores.

Informou que no quadro dos esforços do Ministério da Educação, que visam diversificar a formação académica da juventude, a província do Zaire beneficiou, este ano, de duas infra-estruturas do ensino médio, nomeadamente uma escola de formação de técnicos de saúde em Mbanza Congo e um instituto de petróleos no Soyo.

O governo da província tem estado também a equipar as escolas com laboratórios de física, química e biologia, assim como de informática. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA