uSound: Uma aplicação que transforma um telemóvel num aparelho auditivo

(DR)
(DR)
(DR)

Aproximadamente 360 milhões de pessoas, em todo o mundo, têm problemas auditivos – estes são dados da Organização Mundial de Saúde.

O acesso a aparelho auditivos é reduzido e nos países mais pobres a situação ainda é pior. Na Argentina, um grupo de estudantes de engenharia desenvolveu uma ferramenta auditiva que funciona através de uma aplicação para smartphone denominada: uSound.

O médico especialista, Victorio Stok, explica: “Posso confirmar que funciona. Já o estamos a utilizar nos nossos pacientes. Vamos testar o dispositivo num paciente que vai conseguir responder. A audição do paciente foi testada sem o dispositivo uSound e depois foi feito o mesmo teste, já com o dispositivo. As diferenças são impressionantes”.

O sistema capta o som ambiente e ajusta as frequências – adaptando-as às dificuldades auditivas dos utilizadores. Julio Fernandez utiliza o dispositivo e, depois de anos de problemas causados pelas dificuldades auditivas, conseguiu recuperar a confiança: “Tinha-me isolado completamente da sociedade. Não saía com amigos. Tinha receio de ir a qualquer encontro, com um grupo de pessoas, porque sentia-me muito desconfortável.”

Julio tirou partido das vantagens desta aplicação, a um preço muito mais acessível do que qualquer aparelho auditivo. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA