Turquia bombardeia PKK no Iraque e Estado Islâmico na Síria (vídeo)

(DR)
(DR)
(DR)

A Turquia levou a cabo um ataque aéreo no Iraque e na Síria. A Força Aérea turca bombardeou sete posições do PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, no norte do Iraque e também bases do auto-proclamado Estado Islâmico, no norte da Síria.

Os aviões F16 concretizaram estas operações durante a noite, de sexta-feira para sábado. É o primeiro ataque da Turquia contra os rebeldes curdos, depois da assinatura do cessar-fogo em 2012 – um claro sinal da retoma das tensões que coloca em causa o processo de paz.

A Turquia partilha uma fronteira de 900 Km Síria e tem enfrentado uma crescente onda de violência. Na passada segunda-feira 32 pessoas morreram num atentado suicida, na cidade fronteiriça de Suruc.

O governo também pôs em marcha uma grande operação anti-terrorista prendendo centenas de alegados membros do Estado Islâmico e do PKK.

Levantou-se uma onde de protesto em todo o país, contra a violência do Estado Islâmico, e muitos turcos responsabilizam o governo pelo ataque em Suruc e por não ter agido mais cedo. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA