Tributo ao general Pedalé

(jornaldeangola.co.ao)
(jornaldeangola.co.ao)
(jornaldeangola.co.ao)

O antigo ministro da Defesa Pedro Maria Tonha”Pedalé” foi ontem homenageado em Subantando, Cabinda, sua terra natal, onde repousam os seus restos mortais, por ocasião do vigésimo aniversário da sua morte.

A homenagem incluiu a deposição de uma coroa de flores  no seu túmulo, pela governadora provincial de Cabinda, Aldina da Lomba, acto testemunhado por altas patentes do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), do Comando da Frente Militar de Cabinda, familiares, autoridades tradicionais e militantes do MPLA.

Para assinalar a data do desaparecimento físico do antigo ministro da Defesa, a 22 de Julho de 1995, o Governo da Província de Cabinda  realizou uma palestra sobre “Angola 40 anos: Contribuição do general Pedalé na luta pela independência nacional”, na escola primária Pedro Maria Tonha”Pedalé” localizada em Subantando, durante a qual foi sakientado o percurso nacionalista e militar do antigo ministro da Defesa Nacional. Santana André Pitra “Petroff”, presidente da Comissão Nacional Inter-Sectorial de Desminagem e Assistência Humanitária (CNIDAH), considerou “relevante” a homenagem feita ao seu antigo companheiro de guerrilha, e realçou ser esta “a forma mais sublime” de Angola reconhecer o contributo prestado pelos seus melhores filhos.

Aldina da Lomba pediu à juventude para seguir o exemplo do general Pedalé, que desde muito cedo se dedicou  à luta pela libertação nacional. (jornaldeangola.co.ao)

por Bernardo Capit

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA