Sonda da Nasa aproximou-se de Plutão e registou mais imagens inéditas

Plutão (NASA)
Plutão (NASA)
Plutão (NASA)

A sonda exploratória espacial New Horizons, da Nasa, conseguiu lançar o primeiro olhar de perto da humanidade a Plutão. A nave espacial enviou uma prova de seu triunfo nesta terça-feira, a 4,8 biliões de quilómetros de distância, a cientistas que esperavam ansiosamente pela imagem.

A confirmação do sucesso da missão ocorreu 13 horas após o feito histórico. Indícios anteriores haviam sido positivos e geraram uma celebração com ovações e bandeiras em todo o centro de operações da missão em Maryland, no momento de máxima proximidade na manhã de terça-feira. Mas até que a New Horizons tivesse se comunicado na noite de terça-feira, não havia garantia de que a nave espacial tivesse passado pelo gelado planeta anão.

De acordo com a Nasa, a nave espacial aproximou-se a 12.390 quilómetros de Plutão, a uma velocidade de 49.890 quilómetros por hora, informou Agência Estado.

New Horizons foi lançada em Janeiro de 2006. Um ano depois, a sonda passou por Júpiter, a uma distância de 2,3 milhões de quilómetros, e enviou para Terra informações valiosas sobre a atmosfera do planeta e sobre seus satélites. Depois disso, a sonda ficou adormecida para conservar o equipamento. Em Janeiro de 2015, New Horizons começou a voltar a operar para realizar a aproximação de Plutão. (sputniknews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA