SONANGOL e TOTAL reforçam parceria

Plataforma TOTAL (D.R)

As empresas petrolíferas de Angola (SONANGOL) e de França (TOTAL) rubricaram hoje, sexta-feira, em Luanda, um acordo para o reforço da parceria nos vários domínios, incluindo na produção e exploração conjunta de blocos em Angola e no estrangeiro.

Plataforma TOTAL (D.R)
Plataforma TOTAL (D.R)

O tratado foi assinado pelo presidente do Conselho de Administração da SONANGOL, Francisco de Lemos , e pelo director-geral da TOTAL, Patrick Pouyanné, na presença do Chefe de Estado Francês, François Hollande, e do ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti.

O acordo prevê também acções nos domínios da assistência técnica e formação de quadros, pesquisa, exploração e produção de crude.

O Presidente da SONANGOL, Francisco de Lemos, convida franceses a investir em Angola, partilhando risco e contribuindo para o desenvolvimento e diversificação da economia angolana.

Esta poderá ser uma modesta contribuição francesa aos esforços do Executivo angolano, na ajuda da diversificação económica, criando emprego e riqueza, declarou.

Anunciou que o reforço da parceria com a TOTAL visa provocar o quarto “boom” na produção do petróleo em Angola.

O director-geral da TOTAL disse que tornou-se engenheiro de petróleo em Angola e está impressionado em como os angolanos conseguiram responder as necessidades de desenvolvimento do país.

Salientou que a relação entre as duas empresas é marcada pela qualidade da parceria com a SONANGOL, cujas competências são reconhecidas a nível internacional.

Manifestou o interesse de, no domínio social, distribuir candeeiros solares em Angola, principalmente, nas zonas rurais, bem como o interesse de criar no futuro uma fábrica de produção de gás liquefeito.

O protocolo foi rubricado a margem do Fórum Económico Angola – França, realizado hoje, no quadro do programa do Presidente de França, que na quinta-feira iniciou uma visita de dois à Angola, a convite do homólogo angolano, José Eduardo dos Santos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA