‘Seguristas’ alegam que Costa está a afastá-los. Unidade em risco?

(D.R)

As listas de deputados estão a gerar uma enorme controvérsia.

(D.R)
(D.R)

Numa altura em que se fecham as listas de candidatos a deputados, que o líder do PS quer prontas daqui a cinco dias, muitas são as queixas que têm vindo a surgir por parte do grupo que apoiou António José Seguro, na altura das eleições primárias.

A ‘guerra’ entre Seguro e Costa deixou marcas.  Foi assumido depois da disputa entre os dois socialistas que o grupo de ‘seguristas’ iria constar nas listas de deputados, mas isso não está a acontecer.

Os deputados falam agora numa unidade que está em risco e numa “extração seletiva”, segundo o jornal i.

O líder do PS no distrito de Bragança, Mota Andrade, foi um dos deputados a manifestar desconforto depois do socialista Jorge Gomes entrar como cabeça de lista sem o seu conhecimento.

“O que aconteceu não se via no parlamento desde 1987. Sempre houve autonomia para se chegar a um entendimento entre as partes [que decidem a lista]. Não tenho dúvidas que se fosse por vontade dos militantes eu era o cabeça-de-lista”, afirma.

Para Mota Andrade, a atitude de Costa mostrou “falta de confiança”, pelo que sentiu que já não havia “condições para ficar na lista”.

“Também não ia atrás de alguém que foi escolhido só por ser apoiante de Costa. Alguém que tem por currículo duas candidaturas à Câmara de Bragança, em 2001 e 2009, em que o PS teve os piores resultados de sempre”, garante.

Em Setúbal também houve queixas sobre a falta de integração.

“Se tudo continuar como previsto, a extração seletiva é quase total”, frisa um deputado que esteve na oposição interna a Costa, acrescentando que “neste momento estão a criar-se as condições para não se poder falar de unidade no PS”.

Mas a situação estende-se a mais apoiantes de Seguro. José Junqueiro desta vez não foi cabeça-de-lista em Viseu e ficou mesmo fora da lista. António Braga e Luís Pita Ameixa também não serão candidatos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA