Secretário de Estado da marinha americana na Guiné-Bissau

Ray Mabus, secretário de Estado norte-americano da marinha (Departamento de defesa norte-americano)
Ray Mabus, secretário de Estado norte-americano da marinha (Departamento de defesa norte-americano)
Ray Mabus, secretário de Estado norte-americano da marinha
(Departamento de defesa norte-americano)

O Secretário de Estado da Marinha norte-americana, Ray Mabus, chega esta terça a Guiné-Bissau para uma visita de um dia.

A deslocação do chefe da política do departamento da Marinha americana constituiu razão de satisfação para as autoridades guineenses.

Diga-se que é o mais alto responsável americano que visita o país ao longo da sua história, refere a Ministra da Defesa Nacional, para quem, esta visita está carregada de muito simbolismo político-diplomático, sustentado por uma “boa conduta” que os militares guineenses têm mostrado nos últimos tempos.

Bissau espera desta visita “retirar frutos” importantes, através da aprovação, por parte de Washington, dos projectos ligados à desminagem e recolha de engenhos explosivos e armas ligeiras da mão dos civis.

Também espera-se que o Governo norte americano apoie a construção de paióis de armamentos, destruídos deste a guerra de 7 de Junho de 1998, por forma a controlar o arsenal militar.

A reabertura da Embaixada norte americana na Guiné-Bissau, muito solicitada pelos diferentes governos, vai constituir, por outro lado, um dos assuntos a colocar ao Mabus, que, segundo, informações disponíveis, já viajou para mais de 130 países e territórios, desde que ocupou estas funções, para manter e desenvolver relações com as autoridades nacionais e internacionais. (rfi.fr)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA