Secretário de Defesa dos EUA chega a Israel (Vídeo)

(euronews.com)
(euronews.com)
(euronews.com)

O secretário de Defesa dos Estados Unidos já está em Israel, naquela que é a primeira paragem, no seu périplo pelo Médio Oriente.

Durante a viagem de avião para Telavive, Ash Carter, afirmou, aos jornalistas, que não tem a pretensão de persuadir os líderes israelitas a abandonarem a sua oposição ao acordo nuclear do Irão. Ainda assim garantiu que este não impõe limites ao que Washington pode fazer para garantir a segurança de Israel e dos aliados árabes dos EUA:

“Este é um bom acordo. Acaba com o elemento crítico do perigo, da ameaça e da incerteza na região. Uma das razões que torna bom este acordo é que ele não põe de lado a opção militar.”

Esta segunda-feira Carter deve reunir-se com o ministro da Defesa israelita e, na terça-feira, com o Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu que afirmou que este acordo é um “erro histórico” já que abre caminho ao Irão para que desenvolva armas nucleares.

No final da semana passada o guia supremo do Irão, o aiatola Ali Khamenei, tinha afirmado, frente a milhares de fiéis, que o acordo sobre o nuclear iraniano não muda a política de Teerão face aos Estados Unidos, frisando que as políticas dos dois países, para o Médio Oriente, são diametralmente opostas.

Ash Carter viaja depois para a Arábia Saudita e a Jordânia para avaliar as implicações do acordo mas também para avaliar o progresso na campanha regional contra o grupo Estado Islâmico. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA