Responsável desencoraja utentes aderirem serviços dos intermediários

6ª Conservatória de Registo Civil (D.R)

O conservador da 6ª Conservatória de Registo Civil, do município do Cazenga, José Tuti, desencorajou hoje, quinta-feira, aos utentes dos serviços a dirigirem-se directamente aos balcões, evitando os intermediários que têm extorquido elevadas quantias monetárias e causado inúmeros transtornos à população.

6ª Conservatória de Registo Civil (D.R)
6ª Conservatória de Registo Civil (D.R)

O conservador, que falava à Angop, considerou que esta situação acontece por falta de informação e negligência de alguns utentes que insistem em procurar os serviços dos intermediários que em nenhum momento são seguros.

Sublinhou que para evitar constrangimentos, a conservatória tem um compromisso de entregar 120 certidões ou cópia integral por dia e mais de 100 registos de menores, além de alguns pedidos que surgem durante o período laboral.

Esclareceu que para emissão de uma certidão de nascimento para obtenção do Bilhete de Identidade “via urgente” acontece no mesmo dia, já os que requerem “via normal” aguardam para a recepção de 8 a 15 dias, salvo em situações de doença.

Quanto às reclamações da população sobre a alegada falta de eficiência dos serviços da conservatória, a fonte informou que têm surgido alguns constrangimentos no que tange a quebra do sistema, mas garantiu que a instituição ultrapassou estes problemas e que actualmente atende até ao último utente que acorre aqueles serviços.

Alguns cidadãos contactados pela Angop no local reconheceram haver melhorias na forma de atendimento em relação a algum tempo.

Fábio António Domingos, um dos utentes contactados pela Angop no local informou que solicitou a emissão de um assento de nascimento para o seu filho e não teve dificuldade no atendimento, por ter sido a base de uma lista preenchida aquando da sua chegada.

Sandra Francisco e Adão Manuel também elogiaram a instituição pela eficiência,  ressaltando os serviços de registo civil.

Apesar de algumas melhorias, alguns utentes,  no entanto, apontam haver uma certa demora em determinados serviços prestados. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA