Putin exprime “apoio ao povo grego” ao telefone com Tsipras

Presidente Russo, Vladimir Putin (D.R)
Presidente Russo, Vladimir Putin (D.R)
Presidente Russo, Vladimir Putin (D.R)

A presidência russa adiantou que Putin e Tsipras também discutiram “várias questões ligadas ao desenvolvimento da cooperação russo-grega”.

O presidente russo, Vladimir Putin, exprimiu hoje o seu apoio “ao povo grego” face às “dificuldades que o país deve ultrapassar” numa conversa telefónica com o primeiro-ministro grego, anunciou o Kremlin, sublinhando que o contacto foi iniciativa de Alexis Tsipras.

Num comunicado, a presidência russa adiantou que Putin e Tsipras também discutiram “várias questões ligadas ao desenvolvimento da cooperação russo-grega”.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, tinha indicado antes esperar que a Grécia possa encontrar um “compromisso” com os seus credores (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), cujas propostas foram rejeitadas por mais de 60% dos eleitores gregos num referendo no domingo.

“Esperamos que os nossos parceiros gregos consigam o mais rápido possível alcançar o compromisso necessário com os seus credores e tomar as decisões que contribuam da melhor maneira para a estabilidade económico e social do país”, declarou Peskov, citado pela agência oficial TASS.

O porta-voz russo sublinhou que a Rússia “respeita naturalmente a vontade expressa” na Grécia, país com quem tem há muito “relações muito próximas e uma parceria estreita”.

Reafirmou que a Grécia até agora “não pediu qualquer ajuda” à Rússia.

Atenas tem vindo a aproximar-se da Rússia, onde Alexis Tsipras se deslocou por duas vezes nas últimas semanas. (dn.pt)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA