Primeiro de Agosto: terceiro lugar em torneio namibiano de futebol dá brilho a jantar de gala em Windhoek (1)

Mesa presidencial, com o ministro da Juventude e Desportos de Angola, entre os convidados. (Foto: Portal de Angola)
Mesa presidencial, com o ministro da Juventude e Desportos de Angola, entre os convidados.
(Foto: Portal de Angola)

As portas do Palácio Presidencial da Namíbia,  abriram-se para dar entrada ao Presidente, uma hora depois do término do jogo que opôs a equipa principal do 1º de Agosto, à namibiana Juninho Sporting da Namíbia, com o resultado de 1-0 favorável a Angola. Com os convidados de pé, o Presidente Hage Geingob prestigiou com a sua presença, o jantar de gala que ofereceu a todos os participantes do torneio comemorativo do seu 73º aniversário. Ao seu lado, além da esposa, estavam o ministro da Juventude e Desportos de Angola, Gonçalves Muandumba e o seu homólogo namibiano, o presidente do Comité Olímpico da Namíbia e a vice-Presidente da República.

O Presidente da Namíbia, Hage Geingobe, cumprimento um futebolista do 1º de Agosto que participou no torneio do seu amiversário. (Foto: portal de Angola)
O Presidente da Namíbia, Hage Geingobe, cumprimento um futebolista do 1º de Agosto que participou no torneio do seu amiversário.
(Foto: portal de Angola)

A formação militar que ficou em terceiro lugar, no torneio em saudação ao 73º aniversário do Presidente da Namíbia, Hage Geingob saíu-se mal no torneio, e só na última jornada, com uma vitória, justificou o convite. Particularmente gratificante para o anfitrião, foi o facto de Angola ter respondido positivamente à iniciativa, fazendo-se representar pela autoridade máxima da Juventude e Desporto, o ministro Gonçalves Muandumba. Outra das personalidades angolanas presentes foi o deputado  e cônsul honorário da Namíbia em Angola, Elias Chimuco.

O ministro Gonçalves Muandumba, cumprimentando o Presidente Hage  Geingob, no intervalo do jogo do 1º de Agosto e o Juninho Sporting da Namíbia. (Foto: Portal de Angola)
O ministro Gonçalves Muandumba, cumprimentando o Presidente Hage Geingob, no intervalo do jogo do 1º de Agosto e o Juninho Sporting da Namíbia. Ao fundo à direita, o Cônsul honorário da Namíbia em Angola, Elias Chimuco.
(Foto: Portal de Angola)

Na abertura do torneio, realizada no Estádio da Independência, o Chefe de Estado namibiano Hage Geingob fez questão de saudar o governante angolano, ressaltando os laços de amizade e cooperação existente entre os dois países.

Aliás, o tratamento concedido à delegação angolana primou pela excelência, o que permitiu um certo à vontade entre as partes, visivelmente satisfeitas pela oportunidade do encontro desportivo, que serviu para o estreitamento dos laços entre os dois povos.

É desejo das autoridades locais transformar o torneio numa competição ao nível da SADC, conforme soube a nossa reportagem, junto de fontes namibianas.

A equipa do 1º  de Agosto, classificada em terceiro lugar no torneio de futebol, que pretende evoluir para um certame, ao nível da SADC. (Foto: Portal de Angola)
A equipa do 1º de Agosto, classificada em terceiro lugar no torneio de futebol, que pretende evoluir para um certame, ao nível da SADC.
(Foto: Portal de Angola)

Para o presidente H. Geingob foi um gesto significativo da parte angolana honrar o evento com a presença do ministro Gonçalves Muandumba, que no seu discurso no jantar de gala deu nota predominante à resposta imediata do Presidente Eduardo dos Santos ao convite formulado pela organização namibiana.

O ministro Gonçalves Muandumba, oferecendo um cascol à 1ª Dama da Namíbia. (Foto: Portal de Angola)
O ministro Gonçalves Muandumba, oferecendo um cascol à 1ª Dama da Namíbia.
(Foto: Portal de Angola)

O governante angolano, ao retribuir as declarações proferidas pelo Presidente Hage Geingob à especial relação de amizade do seu país para com Angola revelou sentir-se igualmente como um cidadão namibiano, pelo acolhimento e hospitalidade a si reservados, facto revelador do excelente estado de relações entre os dois países.

O ministro Gonçalves Muandumba saudando o presidente do Comité Olímpico Namibiano, France MBidhi. (Foto: Portal de Angola)
O ministro Gonçalves Muandumba saudando o presidente do Comité Olímpico Namibiano, France MBidhi.
(Foto: Portal de Angola)

A Namíbia é um ponto de referência importante para os cidadãos angolanos, que se deslocam frequentemente para aquele país, em viagens de negócio, saúde e motivos de formação académica, forçando os governos a estabelecerem uma plataforma comum de circulação de pessoas e bens, num exemplo único em países da SADC. O recente acordo de conversão monetária deverá facilitar o fluxo de trocas comerciais a todos os níveis entre os dois países que possuem uma fronteira comum e um conjunto de interesses a partilharem.

O O Presidente Hage Geingob à esquerda e o ministro G. Muandumba à direita, ao lado do seu homólogo namibiano Hon Jerry Ekandjo. (Foto: Portal de Angola)
O Presidente Hage Geingob à esquerda e o ministro G. Muandumba à direita, ao lado do seu homólogo namibiano Hon Jerry Ekandjo.
(Foto: Portal de Angola)

Muitos dos convidados namibianos do Presidente Hage Geingob à gala realizada no palácio, governantes e governados evidenciaram os agradáveis momentos vividos em Angola, durante o exílio forçado, defendendo o reforço das relações entre os dois países.

Aspecto da magnífica sla de banquetes, do Palácio Presidencial da Namíbia (Foto: Portal de Angola)
Aspecto da magnífica sla de banquetes, do Palácio Presidencial da Namíbia
(Foto: Portal de Angola)

Do ponto de vista económico existem acções de grande impacto bilateral, no capítulo dos transportes, energia, comércio, para citar apenas estas áreas de vital importância na cooperação entre os dois estados.

Durante a gala houve espaço para a esposa do Presidente namibiano falar do carácter humanista do esposo e do seu programa sobre a biodiversidade, que reúne consenso nacional.

O ministro da Juventude e Desportos da Namíbia fez uma vénia à relação com Angola, mostrando-se esperançado que daí surjam relações cada vez mais estreitas, entre os dois organismos estatais. (portaldeangola.com)

 

 

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA