Presidente Francês rende homenagem a Agostinho Neto

Agostinho Neto (Foto: Angop)

O Chefe de Estado da França, Francois Hollande, rendeu hoje, sexta-feira, em Luanda, uma homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, com a deposição de uma coroa de flores no seu memorial.

Agostinho Neto (Foto: Angop)
Agostinho Neto (Foto: Angop)

À chegada, o estadista francês, que efectua uma visita de Estado de dois dias a Angola, na companhia do ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, foi recebido pela presidente do Conselho de Administração do Memorial, Ana Paula Victor.

Da responsável, recebeu explicações sobre a vida e obra do fundador da Nação Angolana seguindo, depois, para o Palácio Presidencial, onde mantém um encontro com o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

À margem do acto de homenagem, em declarações à imprensa, o futebolista francês de origem angolana, que integra a delegação do Presidente francês, Blaise Matuide, referiu ser este um momento importante pelo facto de reconhecer o contributo de Agostinho Neto na luta pela libertação do país.

Por este facto, considerou Blaise Matuide, esta é uma passagem obrigatória.

António Agostinho Neto nasceu em Catete, Ícolo e Bengo, a 17 de Setembro de 1922. Formado em Medicina, em 1975 tornou-se o primeiro Presidente de Angola, cargo que desempenhou até 1979.

Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países, naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA