Parlamento alemão aprova negociações de terceiro plano de ajuda à Grécia

(Foto de JOHN MACDOUGALL/AFP)
(Foto de JOHN MACDOUGALL/AFP)
(Foto de JOHN MACDOUGALL/AFP)

Os deputados da câmara baixa do parlamento alemão, o Bundestag, deram sinal verde nesta sexta-feira, por ampla maioria, às negociações do terceiro plano de ajuda à Grécia, que chega a mais de 80 biliões de euros.

No total, 439 dos 598 deputados presentes (dos 631 da assembleia) votaram a favor do pedido do governo para poder negociar esta nova ajuda, anunciou o presidente do Bundestag, Norbert Lammert. Outros 119 votaram contra e 40 se abstiveram.

Esta decisão do parlamento alemão era a última condição para iniciar as negociações do programa de ajuda.

Momentos antes, a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que a alternativa a um novo resgate da Grécia teria sido o “caos”, além de ser “totalmente irresponsável” não ter tentado conceder ao país uma nova ajuda.

“Sei que muitos de vocês têm dúvidas e estão preocupados”, disse aos deputados do Bundestag, tentando convencê-los a conceder a ela uma autorização para negociar um terceiro plano de ajuda a Atenas.

“Seríamos totalmente irresponsáveis se não tentássemos tomar este caminho”, já que a “alternativa seria o caos garantido”, declarou. (afp.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA