Parlamentares da Coreia do Sul no país para reforço da cooperação

Deputados da Coreia do Sul em visita a Angola (Foto: Francisco Miudo)
Deputados da Coreia do Sul em visita a Angola (Foto: Francisco Miudo)
Deputados da Coreia do Sul em visita a Angola (Foto: Francisco Miudo)

Uma delegação de deputados da Assembleia Nacional da República da Coreia do Sul, pertencente ao Grupo de Amizade Coreia-Angola, chegou na tarde desta terça-feira a Luanda, para uma visita de dois dias, com vista o reforço das relações de cooperação no domínio parlamentar.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a comitiva sul-coreana composta por quatro deputados recebeu cumprimentos de boas vindas do deputado Serafim Maria do Prado, presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento aos Parlamentos da Ásia e da Oceânia.

Em breves declarações à imprensa, o chefe da delegação parlamentar coreana Lee Hag Jae, disse saber que Angola é um país com muito potencial em vários domínios e que esta visita visa contribuir e desenvolver a relação de cooperação entre os dois países, em particular dos parlamentos.

“ A nível parlamentar, não existe muito intercâmbio entre os dois parlamentos e neste sentido o Parlamento da Coreia criou um grupo de amizade Coreia/Angola, conforme também criado em Angola, com o propósito de dinamizar a cooperação”, argumentou.

Neste sentido, o deputado coreano realçou que esta é a primeira visita de um grupo parlamentar do seu país, de modo a avaliar e identificar possíveis áreas de cooperação, mas não está previsto qualquer assinatura de um acordo ou protocolo.

Destacou que “Angola tem muito potencial e a Coreia do Sul tem tecnologia de ponta e juntando esses dois elementos pode-se conseguir bons resultados, daí também a importância da visita”.

Por sua vez, o deputado Serafim do Prado frisou que esta visita é uma resposta a um convite de Angola e que está relacionada às actividades que os grupos parlamentares homólogos têm desenvolvido.

Disse que a mesma vai servir para passar em revista o funcionamento do grupo.

“Haverá um encontro entre os dois grupos parlamentares, cujo objectivo é o reforçar a cooperação de amizade, sendo esta a primeira visita de um grupo da Assembleia da Coreia visita Angola e a expectativa é que as mesmas se realizem com mais regularidade para o efectivo reforço”, argumentou.

O deputado adiantou que está prevista uma visita de um grupo parlamentar angolano para a Coreia ainda para este ano. E lembrou que Angola já esteve em 2011 na Coreia do Sul, onde participou numa conferência em 2011 e que estes encontros são sempre bons para a partilha de experiências.

De acordo com o programa, a delegação parlamentar coreana mantém nesta quarta-feira, no período da manhã, um encontro com o ministro das Relações Exteriores, George Rebelo Pinto Chikoti, outro com os deputados da 3ª comissão. No período da tarde, a comitiva encontra-se com o Presidente da Assembleia Nacional Fernando da Piedade Dias dos Santos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA