Olimpismo: Sessões da Academia Olímpica serão anuais

3ª Sessão da Academia Olímpica angolana, realizada sábado. (Foto: Pedro da Ressurreição)
3ª Sessão da Academia Olímpica angolana, realizada sábado. (Foto: Pedro da Ressurreição)
3ª Sessão da Academia Olímpica angolana, realizada sábado.
(Foto: Pedro da Ressurreição)

As sessões da Academia Olímpica Angolana, cuja terceira sessão foi realizada sábado em Luanda, terão periodicidade anual e em diferentes províncias do país.

Esta informação foi prestada à Angop pela sua directora, Sara Tavares, quando fazia o balanço da actividade que abre as celebrações dos 18 anos do órgão responsável pelo ensino do olimpismo no país.

De acordo com a fonte, a quarta sessão deverá ser numa outra província que não Luanda, para onde serão deslocados os prelectores, enquanto os formandos serão seleccionados localmente.

Explicou que esta decisão insere-se numa nova dinâmica que se pretende dar à actividade da AOA, que também vai enviar membros a todas as sessões da Academia Internacional e a países que endereçarem convites para o efeito.

A III sessão da AOA, destinada a jovens participantes com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos, realizou-se sábado na Galeria dos Desportos, em Luanda, com 22 candidatos a membros, que no final viram confirmadas as suas pretenções.

Tratou-se de professores de educação física e estudantes desta especialidade, bem como dois internacionais angolanos que já estiveram nos jogos olimpicos (Madalena Piedade e Gomes Kikas).

A proclamação da Academia Olímpica Angolana, cujo papel é ensinar e divulgar os ideiais do olimpismo, ocorreu a 10 de Julho de 1997 perante 25 subscritores, em Luanda.

A II sessão teve lugar em 2008 também em Luanda. (portalangop.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA