Nigéria: Boko Haram mata oito nigerianos refugiados nos Camarões

(D.R)

Kano, Nigéria – Oito nigerianos refugiados nos Camarões foram mortos sexta-feira, pelo grupo islâmico Boko Haram quando voltaram para inspeccionar suas casas danificadas em Gamboru, nordeste da Nigéria.

(D.R)
(D.R)

“Perdemos hoje oito pessoas, assassinadas a tiros por homens de Boko Haram”, declarou à Agência France Presse Babagana Bukar, um refugiado nigeriano de Gamboru na cidade camaronesa de Fotokol, perto da fronteira.

“Alguns de nós voltaram para Gamboru porque foram informados de que estariam a salvo”, explicou. “Eles estavam a inspeccionar as suas casas quando homens em motocicletas abriram fogo e mataram cinco homens e três mulheres”.

Dois outros refugiados residentes em Fotokol confirmaram esta informação. Um deles, Umar Babakalli, acrescentou que duas mulheres foram capturadas e espancadas, mas conseguiram escapar através da fronteira e foram atendidas.

A linha da frente do exército do Chade participa de uma acção regional contra o grupo islâmico nigeriano e retomou o controlo de Gamboru, nas mãos do Boko Haram, em Fevereiro.

No final de Março, voltou novamente à cidade alguns dias depois de um novo ataque mortal do Boko Haram que aproveitou-se da ausência de forças de segurança na cidade.

O grupo islâmico opera desde 2009 na Nigéria, onde a insurreição e a repressão deixaram mais de 15.000 mortos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA