NASA mostra vídeo de voo da New Horizons perto de Plutão (vídeo)

(AP Photo/ NASA/JHUAPL/SwRI)
(AP Photo/ NASA/JHUAPL/SwRI)
(AP Photo/ NASA/JHUAPL/SwRI)

NASA fez um vídeo do voo da sonda interplanetária New Horizons sobre a superfície de Plutão, informa o site da agência.

A animação é derivada de uma série de fotos tiradas em 14 de Julho de 2015 com a ajuda da ferramenta LORRI (Long Range Reconnaissance Imager) à distância de 77 mil km do planeta anão.

O vídeo mostra o voo da sonda sobre a área da montanha Norgay, que recebeu o seu nome em homenagem a um dos dois primeiros viajantes que alcançaram o Everest, e sobre a planície Sputnik, formada de segmentos de gelo, que foi nomeada em honra do primeiro satélite artificial da Terra.

A New Horizons foi lançada em Janeiro de 2006. Um ano depois, a sonda passou por Júpiter, a uma distância de 2,3 milhões de quilómetros, e enviou para Terra informações valiosas sobre a atmosfera do planeta e sobre seus satélites. Depois disso, a sonda ficou adormecida para conservar o equipamento. Em Janeiro de 2015, a New Horizons começou a operar para realizar a aproximação a Plutão.

Em 14 de Julho ela se aproximou de Plutão à distância mínima – 12,5 mil km, à velocidade de cerca de 14 quilómetros por segundo.

A principal tarefa da New Horizons é o estudo de Plutão e da sua lua, Charon. O equipamento científico da estação foi concebido para recolher dados sobre a possível existência de magnetosfera no planeta anão, sobre a composição da atmosfera, sua estrutura e interacção com a Charon. A missão da New Horizons deverá ser concluída em meados dos anos 2020. (sputniknews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA