Mulher religiosa assume lugar de destaque na sociedade angolana

FILOMENA DELGADO - MINISTRA DA FAMÍLIA E PROMOÇÃO DA MULHER (Foto: Angop)

A mulher religiosa assume um lugar de destaque no país, na medida em que está amplamente representada em percentagem bastante elevada nas diferentes igrejas existentes em Angola.

FILOMENA DELGADO - MINISTRA DA FAMÍLIA E PROMOÇÃO DA MULHER (Foto: Angop)
FILOMENA DELGADO – MINISTRA DA FAMÍLIA E PROMOÇÃO DA MULHER (Foto: Angop)

A afirmação é da ministra da Família e Promoção da mulher, Filomena Delgado, aquando do Fórum sobre “Mulheres religiosas cristãs, ontem e hoje, no desenvolvimento espiritual e patriótico”, que decorreu no Centro de Conferências de Belas, sob a égide do MPLA.

Referiu que este importante indicador, que joga favoravelmente para o projecto da sociedade que está a ser edificado e tem nas mulheres angolanas em geral, nas cristãs em particular o pilar fundamental para a transmissão da educação às novas gerações, a preparação da jovem mulher, os ensinamentos das tradições culturais, valores morais cidadania e patriotismo.

Sublinhou que esta afirmação e convição é sustentada pelo facto de os dados preliminares do Censo Geral, realizado em 2014, indicarem claramente que as mulheres constituem a maioria da população com um peso de 52 por cento, tendência que se mantém válida para diversas áreas da vida social, económica e comunitária.

De acordo com a governante, apesar do estado angolano ser laico, existe uma cooperação e complementariedade das actividades das igrejas legalmente reconhecidas, que são parceiras do Executivo na nobre missão de educar e formar as famílias angolanas para a harmonia e coesão da sociedade.

“Este fórum enquadra-se justamente neste reforço de aproximação das acções das igrejas com o Estado”, disse.

O evento teve como objectivo valorizar e reconhecer a sua dimensão histórica e sócio-cultural na harmonização e coesão familiar, bem como partilhar experiências entre mulheres religiosas de diferentes denominações. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA