Moxico: Oncocercose cega sete pessoas em Macondo

MOXICO: ONCOCERCOSE CEGA DOENTES NO ALTO ZAMBEZE (Foto: Pedro Parente)

Cazombo – Sete pessoas perderam a visão por padecerem de ancocercose, na comuna de Macondo, município de Alto-Zambeze (Moxico), informou terça-feira o director local da Saúde, Jacinto Sandesse.

MOXICO: ONCOCERCOSE CEGA DOENTES NO ALTO ZAMBEZE (Foto: Pedro Parente)
MOXICO: ONCOCERCOSE CEGA DOENTES NO ALTO ZAMBEZE (Foto: Pedro Parente)

Falando à Angop, informou que os casos foram diagnósticos de Janeiro a Junho e, apesar do esforço envidado para o tratamento, não se conseguiu evitar pelo estado avançado em que se apresentaram os pacientes.

Explicou que a doença internacionalmente conhecida de “cegueira dos rios” surgiu no rio Macondo, abundante em caracóis e muito frequentado pelos munícipes para acarretar água para o consumo humano.

Apesar da existência dos casos, Jacinto Sandesse assegurou que a situação está controlada e o técnicos de saúde redobram esforços para o tratamento dos pacientes e para sensibilização da população, sobretudo com a realização de palestras para evitarem consumir água do referido rio.

Advogou a construção de sistemas de captação, tratamento e distribuição de água tratada, para evitar a disseminação da doença.

Entre os sinais da doença, disse que os de eleição são o aparecimento de nódulos nas articulações e outras partes do corpo e às vezes urina com sangue. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA