Moxico: Novo projecto sanitário materno-infantil e visita parlamentar nos destaques

MOXICO: MULHERES E CRIANÇAS COM MAIS SAÚDE (Foto: Angop)

Luena – O lançamento do projecto sanitário que visa reforçar a melhoria da saúde materno e infantil, nos municípios da província do Moxico, denominado “Mutambi” e a visita de fiscalização dos empreendimentos sociais e económicos nos municípios pelos parlamentares do MPLA, são os principais destaques publicados na semana finda.

MOXICO: MULHERES E CRIANÇAS COM MAIS SAÚDE (Foto: Angop)
MOXICO: MULHERES E CRIANÇAS COM MAIS SAÚDE (Foto: Angop)

Numa primeira fase, o projecto será desenvolvido nos municípios do Moxico (sede), Luau e Camanongue e vai priorizar o aumento dos partos institucionais, aproximar os cuidados primários de saúde às populações que vivem em aldeias mais recônditas, através das brigadas móveis a serem criadas.

Ainda no âmbito da saúde, na vertente das doenças preveníveis, 160 mil crianças dos zero aos cinco anos de idade serão vacinadas na província do Moxico, durante a primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, prevista para Agosto próximo.

Para o Programa Alargado  de Vacinação (PAV), segundo a informação avançado à Angop, pelo chefe de departamento de Saúde Pública, Domingos Mufenji,  a província vai receber 250 mil doses de vacina, quantidade que prevê suficiente para o alcance do número preconizado.

Relativamente a educação, quarenta mil e 553 alfabetizandos, dos quais 23 mil e 842 mulheres, terminaram, em Junho deste ano, na província do Moxico, o módulo I da primeira fase do método “Sim Eu Posso”, no âmbito do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE). Os alunos tiverem um grau de aproveitamento de noventa porcento e o I módulo foi frequentado por adultos da faixa etária dos 20 aos 45 anos.

Os finalistas deste I módulo iniciam, neste mês, a II e III fase do método, correspondente a 3ª, 4ª, 5ª e 6ª classes do ensino geral, sendo que o témino do programa está previsto para Outubro deste ano.

No município do Luau, cinco mil e 555 alunos do ensino primário beneficiam no presente ano lectivo/2015, de merenda escolar .
Ainda neste domínio social e no âmbito da prevenção rodoviária, 100 veículos automóveis e 40 motociclos foram apreendidos pelos efectivos do comando da Polícia Nacional (PN) no Moxico, durante um patrulhamento realizado em três dias, denominado “Operação Stop”.

No noticiário político, fez eco, a visita do grupo parlamentar do MPLA, que trabalhou desde quinta-feira no município do Moxico (sede), ter considerado, positivas as actividades de âmbito social e económico desenvolvidas na circunscrição pela administração local.

A constatação foi feita pela coordenadora do Grupo Parlamentar do MPLA, Leonora Mbimbi de Morais, depois de reunir com os membros do Conselho Municipal de Auscultação e Concertação Social do Moxico e de visitar algumas obras de impacto social em curso na região.

Antes, os militantes do MPLA do mesmo município foram  esclarecidos sobre a preparação das eleições gerais, previstas para 2017, num encontro realizado na cidade do Luena, pelo grupo parlamentar de acompanhamento à província.

Ainda no âmbito em referência, mais de mil jovens iniciaram na semana finda, o XI curso de instrução básica militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), no Centro de Instrução Militar do Luena, província do Moxico.

A formação tem a duração de três meses e envolve os recrutas incorporados no segundo turno, que terão aulas práticas e teóricas sobre os métodos de instrução assentes na nova realidade, tendo em vista as grandes responsabilidades das FAA na defesa da pátria. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA