Moxico: Divulgação do VII congresso do MPLA constitui destaque da semana

MOXICO: PRIMEIRO SECRETÁRIO PROVINCIAL DO MPLA, JOÃO ERNESTO DOS SANTOS "LIBERDADE" (Foto: Angop)

Luena- O acto de massas de divulgação da convocatória do VII Congresso do MPLA e o apuramento de seis candidatos para a representar a província na fase nacional do concurso “Olimpíadas de Matemáticas” constituíram os destaques dos assuntos noticiados na última semana, no Moxico.

MOXICO: PRIMEIRO SECRETÁRIO PROVINCIAL DO MPLA, JOÃO ERNESTO DOS SANTOS "LIBERDADE" (Foto: Angop)
MOXICO: PRIMEIRO SECRETÁRIO PROVINCIAL DO MPLA, JOÃO ERNESTO DOS SANTOS “LIBERDADE” (Foto: Angop)

O acto provincial de massas para divulgação e publicitação da convocatória para o VII congresso do MPLA, a realizar-se em Agosto de 2016, decorreu no município da Cameia (102 quilómetros a leste do Luena) e foi presidido pelo primeiro secretário provincial do partido, João Ernesto dos Santos “Liberdade.

Na ocasião, o político assegurou que o congresso reforçará os princípios de transparência da boa governação e da unidade nacional além de consolidar a democracia, paz, estabilidade política, económica e social do país.

Apelou, por isso, a população a continuar acreditar na capacidade do MPLA em resolver os problemas do povo, uma vez que já deu mostra nos últimos mandatos com a construção e reconstrução de infra-estruturas básicas para melhorar a vida e a condição da população.

No capítulo educativo, fez manchete, o apuramento de seis candidatos que vão representar a província no concurso nacional das Olimpíadas de Matemática, a decorrer em Outubro, na cidade do Luena.

O coordenador provincial do concurso, Francisco Neto, destacou a importância da matemática por ser uma disciplina fundamental no desenvolvimento do intelecto do homem e das sociedades e que ajuda a compreender melhor o meio ambiente.

Já a deputada do MPLA pelo círculo provincial do Moxico Albertina Tchitumbo esteve em visita de trabalho no município da Cameia, tendo manifestado a sua satisfação com a execução física dos projectos socioeconómico em curso na região, que estão a mudar a imagem do município e a melhorar as condições da população.

A título de exemplo, a deputada citou a implementação do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, destinado a melhoria dos serviços e das condições sociais básicas da população.

Constituiu igualmente destaque, o empossamento do geólogo Victor Pedro como o novo director provincial da Geologia, Minas e Indústria, numa cerimónia orientada pelo governador provincial, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, em que tomaram posse também chefes de departamentos, administrador comunal e chefes de secções de diversas instituições públicas.

Neste sector social, destaque também para a criação do núcleo provincial da Brigada Jovem Solidários, que, na mesma cerimónia, foi eleita Yola Cacoma, a primeira secretária executiva da organização filantrópica e sem fins lucrativos, virada a questões de solidariedade.

No desporto, a crise que assola o FC Bravos do Maquis pode esta com dias contados para ser minimizada, depois da direcção da Juventude e dos Desportos ter reunido com os sócios do grémio do Moxico, com o pano de fundo a ser a exigência no pagamento das quotas.

A ideia é tentar ultrapassar-se os problemas financeiros, uma vez que os mais de 300 trabalhadores que labutam no clube, incluindo jogadores, estão há quatro meses sem salários.

Para o Girabola2015, depois do empate na ronda anterior ante a Académica do Lobito (1-1), o FC Bravos do Maquis perdeu, no domingo, frente ao Petro de Luanda, (1-2) elevando para oito o número de derrotas no Girabola2016. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA