Malanje: Província terá nova escola de ensino especial

Escola do ensino especial em Mbanza Congo em obras de ampliação (Foto: Angop)

Malanje – A província de Malanje poderá contar nos próximos tempos com uma escola de ensino especial, a ser construída no âmbito do programa de investimentos públicos (Pip) da província do ano 2015.

Escola do ensino especial em Mbanza Congo em obras de ampliação (Foto: Angop)
Escola do ensino especial em Mbanza Congo em obras de ampliação (Foto: Angop)

A informação foi avançada quinta-feira, nesta cidade, pelo director provincial da educação, ciência e tecnologias, Gabriel Boaventura, referindo que a proposta de construção da referida escola foi já encaminhada ao ministério do Planeamento, aguardando-se apenas pelo seu parecer.

“Aguardamos a qualquer momento a aprovação pelo ministério do Planeamento da proposta que foi feita”, frisou, acrescentando que em caso do surgimento desta escola, os professores serão formados e recrutados localmente.

Actualmente a província não dispõe de qualquer escola especial, sendo que a primeira até então existente, havia sido destruída pela guerra que assolou o país até 2002.

Nesta altura estão espalhadas pelas escolas do I ciclo do ensino secundário da província, segundo o director da educação, cerca de mil e duzentas crianças com necessidades especiais, com destaque para deficientes auditivos e com baixa visão, que só recebem aulas graças o auxílio de sete tradutores de linguagem gestual que Malanje tem.

A escola de ensino especial é uma instituição, que visa administrar ensino e instrução a alunos com necessidades educativas especiais, resultantes de deficiências mentais, auditivas, visuais e outras que condicionam a frequência do ensino normal. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA