Malanje: Mais de 100 partos extra-hospitalares realizados em Luquembo

Hospital Materno (Foto: Angop)

Luquembo – Cento e nove partos extra-hospitalares foram realizadas por parteiras tradicionais no município de Luquembo, 275 quilómetros a leste da cidade de Malanje, durante o período de 1 a 20 deste mês.

 Hospital Materno (Foto: Angop)
Hospital Materno (Foto: Angop)

A informação foi avançada quinta-feira, à Angop, pelo chefe da repartição municipal de saúde, Domingos João Anguilar, referindo que  todos resultaram em nados vivos.

Domingos Anguilar salientou que os trabalhos de partos caseiros no município são assegurados por 79 parteiras tradicionais espalhadas pelas comunidades, das quais 44 beneficiaram no ano passado de formação de capacitação, com objectivo de desempenharem com maior segurança os partos.

O responsável enalteceu por outro lado, os esforços destas mulheres, realçando que nos últimos tempos o trabalho das parteiras tradicionais tem contribuído no nascimento saudável de muitas crianças em Luquembo.

Explicou que com vista a se aproveitar e aprofundar os conhecimentos de parto das parteiras tradicionais, será promovida no III trimestre deste ano uma acção de formação de capacitação, para actualizar o conhecimento das actuais e formar potenciais interessadas. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA