Lunda Sul: Diagnosticados mais de 300 novos casos de HIV-sida em seis meses

SIMBOLO DA SIDA (Foto: Angop)

Saurimo – Trezentos e 15 novos casos de HIV/sida foram diagnosticados na província da Lunda Sul, pelas autoridades sanitárias, durante o I semestre do ano em curso, menos 50 em relação igual período anterior, num universo de três mil e 889 testes realizados, Informou quarta-feira o chefe de Secção de Controlo de Grandes Endemias, Carlos Cahindjia.

SIMBOLO DA SIDA (Foto: Angop)
SIMBOLO DA SIDA (Foto: Angop)

Em declarações à Angop, o responsável fez saber que dos casos positivos 19 foram registados em crianças, 244 em adultos, 49 em mulheres grávidas e três indeterminados, no âmbito da testagem obrigatória a gestantes.

Referiu que a intenção das autoridades sanitárias da província é reduzir o índice de prevalência da doença no decorrer do ano, através de realizações de palestras, campanhas de sensibilização sobre a prevenção do hiv/sida e outras endemias nas comunidades, bem como a distribuição de preservativos aos munícipes.

O responsável fez saber que no mesmo período foram também registados 106 casos de tuberculose, tendo resultado em seis óbitos, apontando a negligência por parte dos pacientes como a principal causa das mortes. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA