Lunda Norte: Detidos cento e oitenta e um imigrantes ilegais

Imigrantes ilegais (Foto: Angop)

Dundo – A Polícia de guarda fronteira na província da Lunda Norte, deteve entre 20 e 27 de Julho 181 imigrantes ilegais da RDC, no âmbito de vigilância e protecção dos 490 quilómetros de fronteira com este país.

Imigrantes ilegais (Foto: Angop)
Imigrantes ilegais (Foto: Angop)

Estes dados constam de uma nota informativa da corporação a que a Angop teve acesso, na cidade do Dundo, acrescentando que 157 cidadãos são homens e 24 mulheres, acompanhados de 19 crianças.

As detenções ocorrem nos postos fronteiriços do  Sandumba, Furtuna, Chissanda, Lupemba e Txumo no município do Chitato assim como no Furi-3 , Muaquesse, Itanda, Nordeste e Muacanhica no Cambulo.

Por outro lado, a polícia informou segunda-feira, no Dundo, que 93 mil 795 imigrantes ilegais da República Democrática do Congo saíram da província de forma voluntária regressando para o seu país.

O director do Gabinete de Estudo, Informação e Análises do Comando Provincial da Polícia, superintendente Leonardo Bernardo, sublinhou a importância do acto, considerando ser uma atitude que se enquadra na estratégia do governo angolano no combate à imigração ilegal.

Explicou que desta forma os estrangeiros corresponderam positivamente aos apelos das autoridades que visam sensibilizar estes cidadãos no sentido de observar a lei e as normas migratórias do país.

Fez saber igualmente que no âmbito da “Operação Intermitente”, que decorre desde 16 de Maio já foram repatriados 99 mil 710 cidadãos do Congo Democrático em situação migratória ilegal.

Lembrou que em 2013 saíram voluntariamente da província 74 mil 543 imigrantes ilegais. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA