Luanda com 290 vinhos portugueses à prova

(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)

A Grande Prova dos Vinhos de Portugal em Luanda, que teve lugar no passado dia 3 de Julho, no Complexo Paz Flôr, reuniu um total de 32 mesas, 52 produtores presentes ou representados pelo seu importador e cerca de 290 vinhos em prova.

“Os vinhos portugueses continuam a liderar as vendas de vinho engarrafado em Angola e a recolher amplo reconhecimento internacional pela sua qualidade e diversidade”, esclarece o Jorge Monteiro, Presidente da Vinhos de Portugal.

Antes da abertura da prova aos profissionais, foi organizado um momento exclusivo, uma prova comentada com alguns dos vinhos que foram posteriormente apresentados aos convidados. Esta sessão privada envolveu personalidades da sociedade e do mundo empresarial de Angola.

A prova de Luanda foi antecedida pelo evento de Benguela, que teve lugar a 30 de Junho. Esta foi uma aposta dos Vinhos de Portugal em 2015, que começam por conquistar a sua posição em Benguela, mas tendo como objectivo novas expansões para o Huambo e Lubango.

Este evento celebrou o bom momento dos vinhos portugueses e foi uma aposta na consolidação da relação que Angola tem com os Vinhos de Portugal.

Com uma excelente aceitação junto do mercado Angolano e internacional, os vinhos portugueses têm assinalado um crescimento significativo e um sustentado aumento de vendas em valor.

Em 2014, Angola importou globalmente 93,1 milhões de litros no valor de 132 milhões de euros, registando um decréscimo de 1,9% face a 2013.

Relativamente ao vinho português, em 2014, Angola importou 625 mil hectolitros, no valor de 95.5 milhões de euros, representativos de um aumento de 1.9% face a 2013. Os vinhos portugueses representam 72% do total das importações angolanas de vinho.

A França é o segundo maior fornecedor, com 11,7 milhões de euros, seguindo-se a África do Sul, com 11,2 milhões de euros. (expansao.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA