Líbia: Quarenta pessoas morrem em confrontos tribais

MAPA DA LÍBIA

Benghazi – Pelo menos 40 pessoas morreram nos confrontos que opõem há uma semana tribos líbias rivais no sudeste líbio, segundo um responsável local.

MAPA DA LÍBIA
MAPA DA LÍBIA

“Pelo menos 40 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas, maioritariamente homens armados, nos confrontos entre a tribo dos Toubous e a dos tuaregues”, indicou este responsável contactado pela AFP em Sebha, 750 quilómetros ao sul de Tripoli.

O governo líbio reconhecido pela comunidade internacional exortou, em comunicado, as duas tribos a “cessar os combates e resolver o seu diferendo através do diálogo”. O executivo líbio deplorou estas violências recorrentes nestas regiões, que – segundo este governo – tem origem na “luta pelo poder político e económico”.

Este último reacender das violências provocou o êxodo de centenas de famílias, segundo o responsável de Sebha.

A Líbia mergulhou na anarquia depois da queda do governo de Muammar Kadhafi 2011 e as milícias fazem a lei. Uma coligação de milícias, de predominância islamita, Fajr Líbia, apoderou-se em 2014 de Tripoli, forçando o governo reconhecido pela comunidade internacional e o Parlamento a movimentar-se para o leste do país. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA