Justinho explica nas escolas importância de se pagar impostos

(EXPANSAO)
(EXPANSAO)
(EXPANSAO)

Governo lança campanha inédita junto de cerca de 100 mil alunos de 200 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Secundário para incutir hábitos de cidadania fiscal.

O que fazem os impostos pelo nosso País é o mote de uma campanha “inédita” a nível nacional lançada esta semana pelo Ministério das Finanças, através da Administração Geral Tributária (AGT), junto de alunos de cerca de 200 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Secundário.

A campanha, apoiada pelo Ministério da Educação, explica ao Expansão Leonor Sá Machado, responsável da The Bridge, a empresa que está a implementar o programa no terreno, vai abranger um universo de 100 mil alunos dos 11 aos 15 anos e recorre a uma personagem animada – Justinho, que veste a pele de funcionário da AGT – que explica aos jovens a importância de se pagar impostos. Nas escolas, 12 formadores/ animadores vão mostrar aos alunos um filme com a duração de cerca de 10 minutos, apresentado por Justinho, e distribuir material pedagógico e informativo, incluindo brochuras, um poster e um crachat.

“Em Angola, a população não tem ainda enraizado o hábito de pagar impostos”, sublinha Sá Machado, explicando que esta é “uma campanha de sensibilização” que visa mostrar que “pagar impostos é tão importante em termos de cidadania como respeitar os mais velhos ou não deitar lixo na rua”. A campanha teve início segunda- feira passada na escola Ngola Zinga, em Luanda, tendo sido estabelecido um programa que vai levar os formadores/animadores a todo o País ao longo dos próximos meses. Pais também podem ser envolvidos.

O programa, explica uma nota de imprensa da organização, contará com o envolvimento de cerca de quatro mil professores do 1.º Ciclo “enquanto agentes importantes na formação da personalidade dos alunos. O objectivo, indica a nota, é envolver também “sempre que possível os pais, encarregados de educação e familiares, para garantir uma progressão contínua da apreensão dos conceitos apresentados”.

Leonor Sá Machado destaca o carácter “inédito” deste “programa gigante”, que vai estar no terreno até Fevereiro de 2016. No filme e no material pedagógico, Justinho explica o que são os impostos, quais os mais conhecidos, qual o papel do Estado na sua gestão, como podem ser pagos e de que forma são usados para fazer funcionar os serviços públicos mais importantes a cargo da ‘máquina’ estatal. A campanha tem uma página no Facebook. (expansao.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA