Itália: Presidente José Eduardo dos Santos inicia programa de visita a Roma

Presidente José Eduardo dos Santos (D:R)

Roma – O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, inicia nesta segunda-feira, em Roma, o cumprimento da agenda de trabalho da sua visita oficial de dois dias à Itália, destinada ao reforça das relações de amizade e de cooperação entre os dois países.

Presidente José Eduardo dos Santos (D:R)
Presidente José Eduardo dos Santos (D:R)

A primeira actividade do estadista angolano será o encontro com o seu homólogo italiano, Sérgio Mattarela, com quem deverá analisar aspectos de interesse comum, no quadro da amizade e cooperação bilateral existente.

José Eduardo dos Santos será recebido no Palácio do Quirinale, residência oficial do Presidente da Itália, localizado na colina homónima de Roma, com honras militares. (Antes da unificação da Itália, há 150 anos, o Quirinale  era o Palácio do Papa, como Chefe do Estado Pontifício).

Ainda hoje, o Presidente angolano vai reunir-se em privado com o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, na Villa Algardi (Roma), com quem igualmente irá abordar assuntos de interesse bilateral e de carácter internacional.

Desde domingo em Roma, o Chefe de Estado angolano que se faz acompanhar da primeira-dama, Ana Paula dos Santos, encabeça uma delegação composta por alguns membros do seu Executivo.

Por volta das 13h50 locais, (12h50) em Angola, Matteo Renzi vai oferecer um almoço de trabalho ao estadista angolano, ao qual se seguirá a assinatura de três instrumentos jurídicos, a serem rubricados por entidades governamentais de Angola e da Itália.

Trata-se do Memorando de Entendimento de Consultas Bilaterais, o Memorando de Entendimento sobre Cooperação Económica e o Memorando de Entendimento de Seguro ao Crédito Externo.

As denominações completas dos instrumentos jurídicos são: Memorando de Entendimento para o estabelecimento de consultas bilaterais entre os ministérios das Relações Exteriores de Angola e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional da República da Itália;

Memorando de Entendimento entre os ministérios da Economia da República de Angola e do Desenvolvimento Económico da Itália sobre a Cooperação Económica;

Memorando de Entendimento entre o ministério das Finanças do Governo da República de Angola e a Sociedade de Seguro ao Crédito Externo (SACE-S.P.A).

A visita à Itália do Presidente José Eduardo dos Santos acontece numa altura em este país europeu realiza em Milão a Expo 2015, onde Angola está presente com o maior pavilhão a nível dos países africano.

Neste certame, o país participa com inúmeras actividades que nutrem ainda mais a parceria entre Angola e Itália. Também está presente na Bienal de Veneza, a exposição de Arte de maior prestigio internacional.

Angola é hoje o terceiro parceiro comercial Sub-sahariano da Itália. Em 2013, o valor total de comércio entre os dois países elevou-se a 891 milhões de Euros, com 348 milhões de Euros feitos através das exportações Italianas.

A Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a independência de Angola, no dia 18 de Fevereiro de 1976, e a 4 de Junho, do mesmo ano, estabeleceram-se as relações diplomáticas entre os dois Estados.

As relações de cooperação existentes entre Angola e a Itália, tiveram o seu início em 1977, com a assinatura de um Memorando que institui a Comissão Bilateral, então Comissão Mista de Cooperação, ao que se seguiram a subscrição de vários outros instrumentos jurídicos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA