Itália: Presidente da República na Villa Algardi para encontro com Primeiro-ministro italiano

Presidente Jose Eduardo dos Santos (Foto: F. Miudo)
Presidente Jose Eduardo dos Santos (Foto: F. Miudo)
Presidente Jose Eduardo dos Santos (Foto: F. Miudo)

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, chegou a Villa Algardi, Roma, onde vai mantém um encontro em privado com o Primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, actividade que marca o ponto mais alto da visita oficial de trabalho do estadista angolano neste país, com quem Angola tem laços fortes no domínio político, económico e cultural.

À sua chegada, o líder angolano passou em revista a guarda de honra, seguido da entoação dos hinos nacionais dos dois países, ladeado pelo presidente do Conselho de Ministros da República da Itália, Matteo Renzi.

A Villa Algardi onde o Chefe de Estado angolano vai reunir em privado com Matteo Renzi para analisarem o estado das relações de cooperação bilateral e outros assuntos ligados ao continente africano e do mundo em geral, é um local onde são recebidas individualidades especiais para o Governo italiano.

Angola é hoje o terceiro parceiro comercial Sub-sahariano da Itália. Em 2013, o valor total de comércio entre os dois países elevou-se a 891 milhões de Euros, com 348 milhões de Euros feitos através das exportações Italianas.

A Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a independência de Angola, no dia 18 de Fevereiro de 1976, e a 4 de Junho, do mesmo ano, estabeleceram-se as relações diplomáticas entre os dois Estados.

As relações de cooperação existentes entre Angola e a Itália tiveram o seu início em 1977, com a assinatura de um Memorando que institui a Comissão Bilateral, então Comissão Mista de Cooperação, ao que se seguiram a subscrição de vários outros instrumentos jurídicos. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA