Iraque: EI responde a ofensiva do exército com quatro atentados em Bagdade

(euronews.com)
(euronews.com)
(euronews.com)

O Iraque enfrenta, desde há uma semana, uma nova vaga de atentados bombistas, quando o exército do país lançou ontem uma nova ofensiva contra o grupo Estado Islâmico.

Pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 80 ficaram feridas depois de quatro viaturas armadilhadas terem explodido na terça-feira na região da capital.

A ação mais mortífera, levada a cabo por um suicida ocorreu num bairro no sul de Bagdade quando um ataque provocou 18 mortos e 42 feridos.

As ações, atribuídas ao grupo Estado Islâmico, ocorrem depois do exército iraquiano e os combatentes sunitas terem lançado uma nova ofensiva para recuperar terreno na província de Al-Anbar.

A operação tem como objetivo reforçar o controlo da cidade de Haditha, uma das últimas zonas da província a resistir ao avanço do grupo islamita.

Numa mensagem recente, o grupo armado tinha apelado aos habitantes de Haditha a renderem-se, quando se encontram sitiados desde há várias semanas.

Na sexta-feira passada o Estado Islâmico tinha reivindicado um dos atentados mais mortíferos de sempre, em Dyala, no leste do país, que provocou a morte de mais de uma centena de civis. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA