Irão: Laurent Fabius visita Teerão para relançar relações (Vídeo)

(euronews.com)

O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, está em visita oficial ao Irão, duas semanas após o acordo sobre o programa nuclear iraniano.

(euronews.com)
(euronews.com)

Fabius está em Teerão para conversações bilaterais que possibilitem o retomar das relações entre os dois países com a perspetiva de relançar as relações comerciais.

“A nossa ideia era chegar a um acordo que fosse útil para o Irão, para a França, para a região, útil para o mundo e, por consequência, útil para o povo iraniano que se vai livrar dessas sanções e será capaz de ter mais desenvolvimento e poder de compra”, afirma o diplomata francês.

O homólogo iraniano espera que a visita abra portas para o levantar das sanções económicas em vigor desde 2006.

“Espero que a visita de, hoje, do senhor Fabius ao Irão prepare o terreno para a expansão das relações e a remoção de mal-entendidos que têm assombrado as nossas relações, nos últimos anos”, anseia Javad Zarif.

A visita do chefe da diplomacia francesa ocorre no segundo dia da visita da homóloga da União Europeia. Federica Mogherini já afirmou que a cooperação com o Irão pode gerar soluções para os conflitos regionais.

Laurent Fabius foi ainda portador do convite de Fançois Hollande, O presidente francês convidou o homólogo iraniano, Hassan Rohani para uma visita a França, em novembro.

Com a diplomacia a avançar, o Irão espera o levantamento das sanções económicas para voltar aos mercados mundiais. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA