Iranianos celebram acordo sobre nuclear (vídeo)

(DR)
(DR)
(DR)

Horas depois do acordo sobre a questão nuclear iraniana, em Teerão e noutras cidades, os iranianos saíram à rua para celebrar. Para os que fizeram a festa, nas artérias da capital, a questão do alívio das sanções é fundamental:

“Até aqui as sanções tiveram os seus efeitos, esperemos que o levantamento das sanções afete as pessoas”, adianta uma iraniana.

A maioria acredita que o país pode, agora, seguir o seu caminho, mas que o preço pago pelas sanções foi elevado:

“Eles dizem que as sanções não têm qualquer impacto e tivemos de suportá-las, um tipo de tolerância que custa muito caro. Tudo começou há 12 anos. Logo após o período de Khatami, o mesmo caminho positivo poderia ter continuado, sem muita despesa”, explica um iraniano.

Os iranianos esperam que o acordo seja um sinal de renascimento da economia e do comércio num país onde o embargo financeiro provocou, também, graves problemas:

“Mesmo que o acordo nuclear e o levantamento das sanções tenha criado ondas de felicidade entre as pessoas, isto é apenas o começo de um longo caminho, que o Irão tem pela frente, para melhorar as suas condições económicas”, diz o enviado da euronews a Teerão, Javad Montazeri. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA