Huíla: INADEC forma mais de 400 operadores comerciais

Huíla: Barbara Coutinho - Directora provincial do INADEC (Foto: José Filipe)
Huíla: Barbara Coutinho - Directora provincial do INADEC (Foto: José Filipe)
Huíla: Barbara Coutinho – Directora provincial do INADEC (Foto: José Filipe)

Quatrocentos e 19 operadores comerciais e manipuladores de alimentos foram formados desde 2014 sobre segurança alimentar e higiene no trabalho, pelo Instituto Nacional da Defesa do Consumidor (INADEC) e pela empresa de consultoria angolana Esaqualis/Angola.

O facto foi dado a conhecer neste sábado, à Angop, no Lubango, pela directora local da instituição, Bárbara Coutinho, no quadro dos seus 18 anos que hoje se comemoram.

Explicou que a acção formativa abrangeu cerca de 44 empresas comerciais, hotéis e similares instalados na província, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ).

O grupo alvo beneficiou de matérias ligadas ao manuseamento de alimentos, à importância da aplicação de regras de higiene e segurança alimentar nos distintos estabelecimentos comerciais, tendo em vista garantir o cumprimento dos regulamentos sobre a protecção dos consumidores.

Bárbara Coutinho fez saber que a acção formativa visou, entre outros aspectos, capacitar os manipuladores de alimentos na prevenção de riscos de contaminação de alimentares, na perspectiva de prevenir os riscos de contaminação, por via da identificação de perigos e da probabilidade da sua ocorrência em todas etapas da produção e confecção de alimentos.

Destacou que são acções que vão continuar, por forma a persuadir empresas comerciais e a população em geral, no respeito a lei da defesa do consumidor Nº15, de 22 de Julho.

“Até Dezembro do corrente ano prevemos formar mais de 100 pessoas com o mesmo objectivo”, disse. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA