Huambo: Registada diminuição de ofertas de emprego nos primeiros seis meses do ano

jovens em actividade (Foto: Pedro Parente)
 jovens em actividade (Foto: Pedro Parente)

jovens em actividade (Foto: Pedro Parente)

Trezentas e 83 ofertas de emprego foram feitas de Janeiro a Junho deste ano, na província do Huambo, por empresas privadas, contra as 543 de idêntico período do ano anterior.

O facto foi informado esta segunda-feira, à Angop, pela directora local do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop), Domingas Lourdes Mundombe, justificando esta diminuição com a actual conjuntura económica que o país vive, decorrente da baixa do preço do petróleo no mercado internacional, que está a retrair os investimentos no sector privado.

Do total de vagas disponibilizadas nos primeiros seis meses, 368 foram preenchidas por cidadãos que possuem os requisitos exigidos pelas empresas que recorreram ao Inefop para recrutamento de mão-de-obra, contra as 515 vagas ocupadas de Janeiro a Junho de 2014.

Domingas Lourdes Mundombe informou que as solicitações de emprego também diminuíram este ano, de 1256 nos primeiros seis meses de 2014 para 1150 este ano.

Os sectores terciários e secundário, nomeadamente construção civil, prestação de serviços, indústria e transportes, foram os que mais procuraram o Inefop para recrutarem trabalhadores, durante o período em balanço.

A responsável do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional, na província do Huambo, reprovou a atitude de muitas empresas que exigem experiência profissional, uma situação que tem dificultado a inserção dos jovens no mercado de emprego, apesar de possuir habilidades profissionais para o efeito. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA