Huambo: Caála prevê colher mais de 260 mil toneladas de produtos diversos

(Foto: ANGOP)
 (Foto: ANGOP)

(Foto: ANGOP)

Duzentos e 67 mil e 62 toneladas de produtos diversos é a previsão da colheita da campanha agrícola 2014/2015 no município da Caála, 23 quilómetros ao oeste da cidade do Huambo.

A previsão foi apresentada segunda-feira pelo administrador do município da Caála, Victor Chissingui, em declarações à Angop, detalhando que espera-se colher vinte e nove mil e 226 toneladas de cereais diversos, seis mil e 514 toneladas de leguminosas, 128 mil e 593 de raízes e tubérculos, bem como 112 mil e 725 toneladas de hortícolas.

Victor Chissingui afirmou que a produção deste ano foi desenvolvida numa área de 83 mil e 203 hectares de terras, tendo envolvido 51 mil e 897 famílias camponesas agrupadas em cooperativas, associações e pequenos agricultores.

De acordo com o responsável, a administração do município da Caála controla 155 fazendas agropecuárias, das quais 138 estão a ser exploradas e 17 encontram-se paralisadas por razões ainda desconhecidas.

O administrador Victor Chissingui informou, por outro lado, existir um programa de construção do centro de apoio ao agricultor na comuna da Calenga, fábrica de embalagem, uma unidade de transformação de produtos agro-pecuários, uma moagem e matadouro industrial para alavancar o crescimento socioeconómico nesta região com potencialidade agrícola e pecuária.

Garantiu que as famílias camponesas do município da Caála beneficiaram, do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) e da direcção provincial da Agricultura do Huambo, alfaias agrícolas diversas.

Segundo dados actualizados este ano, no município da Caála, são controlados 91 mil cabeças de gado bovino, 75 mil e 635 caprinos, dois mil e 394 ovinos, 31 mil e 06 suínos e 110 mil e 880 aves. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA