Guiné Bissau: Primeiro-ministro de Cabo Verde visita país

JOSÉ MARIA NEVES, PRIMEIRO-MINISTRO DE CABO VERDE (Foto: Rafael Tati)

Cidade da Praia – O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, inicia hoje, quinta-feira, uma visita oficial de quatro dias à Guiné-Bissau com a deposição de uma coroa de flores no Mausoléu Amílcar Cabral, seguindo-se um encontro com o homólogo guineense , Domingos Simões Pereira.

JOSÉ MARIA NEVES, PRIMEIRO-MINISTRO DE CABO VERDE (Foto: Rafael Tati)
JOSÉ MARIA NEVES, PRIMEIRO-MINISTRO DE CABO VERDE (Foto: Rafael Tati)

José Maria Neves, a convite de Domingos Simões Pereira, chegou a Bissau cerca da 01:00 local  para uma visita que visa, sobretudo, reforçar as relações económico-empresariais bilaterais nas áreas do Turismo, Transportes Aéreos e Marítimos, Pescas, Formação Profissional, Ensino Superior, Ciência e Inovação.

Num comunicado divulgado quarta-feira, o Governo cabo-verdiano mostrou-se também disponível para apoiar a Guiné-Bissau nas áreas da Reforma do Estado, Modernização da Administração Pública e Previdência Social, prevendo-se a assinatura de vários acordos para viabilizar a cooperação económica e empresarial.

Durante a visita, José Maria Neves manterá encontros de trabalho com o seu homólogo guineense, e visitas de cortesia ao chefe de Estado José Mário Vaz e ao presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá.

O chefe do executivo cabo-verdiano terá também reuniões com líderes políticos e partidários, bem como com personalidades da sociedade civil e chefes religiosos, proferindo ainda uma palestra sobre o tema “Agenda de Transformação de Cabo Verde”.

José Maria Neves é acompanhado pela ministra do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, Leonesa Fortes, pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Maria de Jesus Mascarenhas, e por alguns empresários, fora do âmbito de uma prevista missão empresarial da câmara de comércio cabo-verdiana, que acabou por não se concretizar.

Quarta-feira, na Cidade da Praia, o primeiro-ministro cabo-verdiano disse que vai a Bissau com “elevada expectativa” e que um dos pontos passa por “agradecer” ao povo da Guiné-Bissau pelo “extraordinário contributo” para a independência de Cabo Verde, cujas celebrações dos 40 anos aconteceram a 05 deste mês.

José Maria Neves, que efectuará ainda uma visita às ilhas de Bubaque e Rubane (arquipélago dos Bijagós), regressa à Cidade da Praia na madrugada de segunda-feira. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA