Grupo Yaka assinala 30 anos de existência

GRUPO DE DANÇA YAKA (Foto: Francisco Miúdo)

Para assinalar os 30 anos de existência, o grupo de dança Yaka realiza actividades desportivas, culturais, recreativas e sociais, em todo país.

GRUPO DE DANÇA YAKA (Foto: Francisco Miúdo)
GRUPO DE DANÇA YAKA (Foto: Francisco Miúdo)

Segundo uma nota da agremiação a que a Angop teve hoje, terça-feira, acesso, o grupo vai organizar uma partida de futebol salão, visita ao Memorial Agostinho Neto, palestras sobre a dança no país, entre outros assuntos.

O grupo de dança Yaka foi fundado aos 16 de Julho de 1985, com o nome de “Pré Fabricados”, sob a égide da empresa Pré-fabricados UEE.

Já no período 1993/1994 é patrocinada pela Empresa Cervejeira de Angola CUCA, passando a designar-se Yaka, como reconhecimento dos povos Bayakas.

A adopção do nome Yaka para o grupo de dança deve-se, essencialmente, ao facto de Yaka ser o símbolo de inteligência e sabedoria dos povos Bayakas.

Conquistou o prémio de grupo revelação em 1998, melhor grupo de dança popular recreativa nos anos 1989 e 1990, tendo participações em várias digressões em Cuba, Zimbabwe, Namíbia, Guiné-Bissau, Holanda, Congo Democrático, Portugal na Expo 98, Venezuela no festival da juventude, na Zâmbia, no Egipto, Alemanha no Mundial d Futebol, etc.

Actualmente o grupo é composto por 25 elementos entre bailarinos e responsáveis. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA