Grécia: Reabertura de bancos não põe fim a controlos de capital

(DR)
(DR)
(DR)

Os bancos gregos reabriram esta manhã, depois de quase três semanas de encerramento, mas os controlos de capital deverão persistir para evitar uma nova corrida às poupanças.

O levantamento máximo semanal passou de 60 para 420 euros, os depósitos em dinheiro continuam proibidos e as transferências e pagamentos internacionais foram reativados mas com limitações.

A bolsa de Atenas continua, no entanto encerrada.

Um residente da capital afirma estar confundido com as novas medidas:

“Disseram-nos que podíamos levantar 420 euros, mas só consegui levantar 60. Disseram-nos para levantar 60 por dia ou esperar por sexta-feira para levantar 420. Mas não nos disseram isso na televisão, que precisávamos de esperar pelo final da semana para levantar o montante máximo permitido”.

A reabertura dos bancos coincide com a entrada em vigor das reformas exigidas pela Troika, como o aumento do IVA de 13% para 23% em setores como a restauração ou transportes, ou o adiamento da idade de entrada na reforma.

O governo grego deverá votar esta quarta-feira novas reformas no quadro do acordo com a “Troika”, ao nível da justiça e da legislação bancária. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA