Grécia não descarta suspender referendo

(AFP)
(AFP)
(AFP)

A Grécia não descarta suspender o referendo previsto para domingo sobre as propostas de seus credores, se as negociações com a União Europeia forem retomadas, afirmou nesta terça-feira à noite em Bruxelas uma fonte europeia próxima às negociações.

Durante a teleconferência do Eurogrupo realizada nesta tarde, os outros ministros da Economia da zona do euro questionaram a Grécia sobre qual seria o vínculo entre o novo pedido de ajuda e o referendo, explicou esta fonte.

“A resposta foi de que o referendo pode ser suspenso”, acrescentou.

O Eurogrupo rejeitou, durante esta reunião, a extensão de dois anos do programa europeu de assistência financeira, que expirou nesta terça-feira às 22H00 GMT (19H00 de Brasília). A téléconferência deve ser retomada na quarta-feira às 09H30 GMT (06H30 de Brasília) para analisar as petições gregas.

Concretamente, o governo de Atenas propôs um acordo de dois anos com o Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (Mede), o fundo permanente de resgate da Eurozona, a fim de garantir a cobertura plena de suas necessidades de financiamento durante esse período, e ao mesmo tempo uma reestruturação da dívida pública. (afp.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA